Seja bem-vindo à Parceria Energética Brasil-Alemanha

Brasil e Alemanha trabalham juntos para apoiar e diversificar o fornecimento de energia sustentável, seguro e acessível, além de melhorar a eficiência energética dos dois países.

Temos um fórum para um diálogo político de alto nível e reunimos representantes de diferentes setores para apoiar um uso mais amplo de energias renováveis e eficiência energética.

Fatos e imagens

Energia renovável de capacidade instalada

Há uma diferença significativa na combinação de geração de energia no Brasil e na Alemanha. O Brasil possui uma das combinações de geração de energia mais limpa do mundo e produz mais de 60% da eletricidade com as usinas hidrelétricas. Além disso, existe um enorme potencial para maior disseminação de fontes de energia renováveis, como energia eólica e solar.

Brasil
145.03
GW
Alemanha
233.6
GW

Fontes: EPE (2021), BMWK (2021)

 

Brasil: Balanço Energético Nacional 2021

Alemanha: Energias renováveis na Alemanha 2021

 

Participação da eletricidade gerada de fontes renováveis

Brasil
84.8 %
Alemanha
41.1 %

Fonte: EPE (2021), BMWK (2021)

 

Brasil: Balanço Energético Nacional 2021

Alemanha: Energias renováveis na Alemanha 2021

 

 

 

Energia solar e eólica

Brasil
67.8
TWh
Alemanha
161.9
TWh

Fonte: EPE (2021), ISE fraunhofer (2021)

 

Brasil: Balanço Energético Nacional 2021

Alemanha: Energias renováveis na Alemanha 2021

 

 

 

Sobre a Parceria Energética

Membros do comitê de direção
Membros do comitê de direção

A combinação de eletricidade do Brasil é comandada pela energia hidrelétrica e, portanto, já é uma fonte relativamente limpa. Entretanto, apesar dos níveis favoráveis de radiação solar e de velocidade do vento, outras formas de energia renovável ainda precisam contribuir significativamente para a geração de eletricidade.

Nos últimos anos, a produção das hidrelétricas enfrentou algumas dificuldades em razão da falta de chuva. Portanto, é importante diversificar a geração de eletricidade - menos de combustíveis fósseis e mais de energia eólica, solar e biomassa. Em 2015, Brasil e Alemanha assumiram um compromisso de descarbonização total de economia global ao longo do século XXI.

Saiba mais

O que podemos fazer por você

[Translate to pt:] Illustration of two people in dialogue in a green environment

Diálogo com apoio político

A Parceria Energética Brasil-Alemanha é uma plataforma que apoia um diálogo intergovernamental de alto nível sobre questões energéticas. Preparamos e facilitamos as reuniões de alto nível. Organizamos o intercâmbio entre as instituições relevantes na Alemanha e no Brasil.

[Translate to pt:] Illustration of 2 people at a desk, talking with chat symbols above their heads

Promover trocas de melhores práticas

Ninguém é obrigado a repetir o erro do outro. Portanto, aprender uns com os outros é essencial para a Parceria Energética Brasil-Alemanha. Organizamos e acompanhamos delegações de especialistas, oficinas e treinamentos no trabalho. Tudo para promover o que já existe: as melhores práticas.

[Translate to pt:] Three people standing in a red/brown environment with palm trees

Conectar negócios e política

Construímos pontes entre política e negócios, facilitamos o acesso aos tomadores de decisão e faremos com que a sua posição seja ouvida pelos países parceiros.

[Translate to pt:] Illustration of a man and a woman with camera and microphone on the left conducting an interview with a man and a woman on the right.

Melhorar a comunicação de transição energética

Uma comunicação clara traduz empreendimentos em entendimento. Como embaixadores da transição energética, comunicamos o Energiewende pelos diversos canais. Aqui e ali. On-line e off-line.

Destaques

Em 2017, a Parceria Energética Brasil-Alemanha foi relançada. Desse momento, oficinas e painéis de discussão de grande sucesso foram realizados para promover um diálogo político de alto nível entre Brasil e Alemanha. Com inúmeras iniciativas e atividades, a parceria está sempre aprimorando a cooperação bilateral e apoiando a transformação dos sistemas energéticos.

26
Novembro
2019
26 Novembro 2019

Conferência regional sobre transições energéticas na América Latina: Caminhos, oportunidades e desafios reuniram participantes importantes do setor de energia no Rio de Janeiro

06
Novembro
2019
06 Novembro 2019

Oficina Brasil-Alemanha sobre mini e microgeração

08
Novembro
2018
08 Novembro 2018 Workshop on Digitalization in Energy Efficiency

Digitization for Energy Efficiency in Industry

25
Junho
2018
DBWT 2018
25 Junho 2018 German-Brazilian Economic Meeting 2018

36º encontro econômico Brasil-Alemanha

09
Maio
2018
Co-Chair Ursula Borak at the German-Brazilian Energy Day
09 Maio 2018 First German-Brazilian Energy Day

saiba mais

16
Abril
2018
16 Abril 2018 Workshop on Auctions

Leilões para expansão das energias renováveis

18
Novembro
2017
tbd
18 Novembro 2017 Encontro econômico Brasil-Alemanha 2017

Aumentar a eficiência energética - juntamente com o sector industrial!

06
Outubro
2017
Workshop Flexible Power Systems
06 Outubro 2017 Workshop on Flexible Power Systems

Projeto de mercado e flexibilização no setor elétrico

Elementos de mídia

Folheto

Hidrogênio Verde e Células Combustíveis no Brasil

Policy Paper Baixar PDF
Folheto

Redes de Aprendizagem em Eficiência Energética

Publicação Baixar PDF

Parceiros

Uma Iniciativa do

Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK)

www.bmwk.de

A tarefa principal do Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK) é revigorar a economia de mercado social, inovando em longo prazo e fortalecendo o tecido social da Alemanha. O Ministério tem o mandato jurídico, administrativo e de coordenação para cumprir esta missão, por exemplo, na área de energia.

Ministério de Minas e Energia (MME)

www.mme.gov.br

O Ministério de Minas e Energia (MME) é responsável pela formulação e implantação de todas as políticas do setor de energia, de acordo com as diretrizes definidas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que é o conselho interministerial consultivo do Presidente da República - CNPE. As principais atribuições do MME incluem estabelecer políticas governamentais e gerenciar estudos de inventário e leilões.

Ministério das Relações Exteriores (MRE)

www.itamaraty.gov.br

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), também conhecido como Itamaraty, é responsável pela política externa brasileira e pelas relações internacionais em níveis bilateral, regional e multilateral. O Ministério assessora o Presidente da República na política externa e na implantação das relações diplomáticas com os Estados e as organizações internacionais.

Governo Federal do Brasil

www.brasil.gov.br

O Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo da União com sede em Brasília-DF e é responsável pelos interesses da administração federal em todo o território nacional.

Implementado por

Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH

www.giz.de/en

A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) fornece serviços de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável e o trabalho internacional em educação. Dedica-se à construção de um futuro que vale a pena ser vivido em todo o mundo. A GIZ tem mais de 50 anos de experiência em diversas áreas e opera em mais de 120 países.

Em Cooperação com

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK)

www.ahkbrasilien.com.br/pt/

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma instituição que desenvolve uma série de atividades com o objetivo de atrair investimentos para a região geográfica sob sua influência, expandindo o comércio bilateral, incentivando a cooperação entre os países do Mercosul e a União Europeia e fortalecendo os negócios entre os países-membro.

Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

www.epe.gov.br

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) tem o objetivo de apoiar as políticas de energia do Ministério de Minas e Energia (MME) com estudos e pesquisas sobre planejamento energético que abrangem eletricidade, petróleo, gás natural e derivados e biocombustíveis. Os estudos abrangem as áreas de engenharia, economia, modelagem, política e meio ambiente e onde se sobrepõem.

Entre em contato

EN