Dia de Energia 2018 |

Eficiência energética na construção

Juntamente com o BMWi (Ministério da Economia e de Energia da Alemanha) e os representantes do MME (Ministério de Minas e Energia do Brasil), cerca de 50 participantes do primeiro Dia de Energia Brasil-Alemanha tiveram a oportunidade de visitar a casa de eficiência energética da BASF em São Paulo. A visita foi um bom começo para a oficina seguinte do Grupo de trabalho Eficiência energética, com o tópico Eficiência energética na construção.

Visita à CasE da BASF

Diante de cerca de 100 participantes de associações, empresas e autoridades, os dois países apresentaram os esforços já feitos para aumentar a eficiência energética na construção e os futuros desafios. No final do Primeiro Dia de Energia Brasil-Alemanha, a GK São Paulo apresentou a exposição "Energiewende" com sucesso. O local - uma incubadora de startups "Impact Hub São Paulo" - permitiu uma conexão muito boa entre a transformação do sistema global de energia e as empresas jovens e inovadoras com novas abordagens e soluções também para esta área.

No dia seguinte, o BMWi convidou as empresas alemãs para ir ao Brasil para o primeiro encontro integrante do Conselho Consultivo Econômico Local, como parte da Parceria Energética Brasil-Alemanha. No total, 30 participantes aceitaram o convite. Além de grandes empresas, como Bosch e Siemens, as pequenas e médias empresas também estavam presentes. Depois que a GIZ, como secretaria da Parceria Energética, apresentou a estrutura e os métodos de trabalho da parceria, os representantes da empresa tiveram a oportunidade de apresentar detalhadamente os desejos e as sugestões para o futuro trabalho da Parceria Energética.

Impressões do Dia de Energia

Discurso de abertura do Sr. Carlos Alexandre Pires e da Sra. Ursula Borak

Principais participantes da discussão da oficina

Exposição "Energiewende"

EN