Oficina sobre Digitalização em Eficiência Energética |

Abordagens de digitalização para eficiência energética na indústria

A oficina Abordagens de digitalização para eficiência energética na indústria foi uma oportunidade excelente para expor o impacto que as medidas de digitalização para eficiência energética causariam na indústria. ty to expose the impact that Digitization measures for Energy Efficiency have on Industry.

A oficina adotou uma abordagem interdisciplinar para assuntos como:

• Desenvolvimento sustentável;

• Energia renovável (ER) e eficiência energética (EE);

• Indústria 4.0;

• Fundos de inovação para eficiência energética;

• Equipamentos;

• Projetos-piloto;

• Contexto brasileiro e alemão sobre o tema Digitalização nas indústrias.

 

A oficina de quatro horas começou com o discurso de abertura dos representantes do governo do Ministério de Minas e Energia do Brasil, Carlos Pires, e da Sra. Ursula Borak, do Ministério Federal da Economia e de Energia da Alemanha. Ambos destacaram os esforços dos dois países para desenvolver as oportunidades para a aplicação da digitalização e incentivo às energias renováveis.

Impressões da oficina

Apresentação da Sra. Ursula Borak, representante do Ministério Federal da Economia e de Energia da Alemanha, na abertura da oficina sobre as abordagens de análise da eficiência energética na indústria.

Apresentação da Sra. Annette Windmeisser, representante da embaixada alemã no Brasil, sobre o Acordo alemão de energias renováveis e eficiência energética no Brasil.

Apresentação do Sr. Klaus Hanchmeier, Ministério Federal da Economia e de Energia da Alemanha, sobre as abordagens digitais para melhorar a eficiência energética na Alemanha.

Sessão de perguntas e respostas do primeiro painel de apresentação com a Sra. Annette Windmeisser e o Sr. Klaus Hanchmeier.

Apresentação do Sr. Vitor Gomes, SENAI-INSI Porto Alegre, sobre o Acompanhamento das tecnologias de sensores digitais para detectar os potenciais energéticos no processo de fluidos industriais.

Apresentação de Rodrigo Sarmento, CNI, sobre a Linha de crédito de eficiência energética da Caixa/Kfw, apoiada pelo Programa de Aliança, CNI.

Sessão de perguntas e respostas após o segundo painel de apresentações com os Srs. Rodrigo Sarmento e Vitor Gomes.

Encerramento da oficina Abordagens de digitalização para eficiência energética na indústria, com as últimas palavras do Sr. Carlos Pires e da Sra. Ursula Borak.

Registro final de parte da equipe envolvida na realização da oficina Abordagens de Digitalização para eficiência energética na indústria. Esquerda para direita: Klaus Hanchmeier (BMWi); Bernardo Dörr (GIZ); Carlos Pires (MME); Ursula Borak (BMWi); Annette Windmeisser (Embaixada alemã); Annelie Albers (GIZ); Carmen Langner (GIZ) e Christian Segnitz (Embaixada alemã).

EN