[Translate to pt:] German-Brazilian Energy Partnership pr |

Parceria Energética Brasil-Alemanha promoveu debate sobre impactos da pandemia no setor elétrico

No dia 28 de maio, a Parceria Energética Brasil-Alemanha realizou um encontro digital entre representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Bundesministerium für Wirtschaft und Energie (BMWi), em que se trocaram informações acerca dos impactos da pandemia do Coronavírus ao setor elétrico em ambos os países e as medidas de resposta tomadas pelos governos. 

A iniciativa previa promover a aprendizagem mútua sobre medidas efetivas de contornar a crise, visto que vários dos impactos ao setor são similares em ambos os países, particularmente aqueles causados pelo isolamento social e pela redução das atividades industriais e comerciais, como diminuição do consumo de eletricidade, mudanças de carga durante o dia e inadimplência elevada de pagamentos, afetando particularmente as distribuidoras. Ficou evidente que as medidas neste momento têm uma perspectiva de curto prazo, para responder à crise imediata.  

Por outro lado, os representantes do MME e BMWi concordaram que, em pouco tempo, será necessário desenvolver pacotes de recuperação econômica com perspectiva a médio e longo prazo. As discussões sobre como projetar esses pacotes estão em curso em ambos os países. 

EN